11 de outubro de 2009

Enchente no Ceará Ajude as vítimas


Acompanham os jornais? A tv? Estão vendo esse movimento de comoção nacional em prol das vítimas das enchentes no norte-nordeste? Não? Eu também não.
Desde o início as regiões Norte e Nordeste sofrem com uma temporada de chuvas que já atingiu mais de 300 municípios. O número de desabrigados, até o momento, ultrapassa 184 mil pessoas, mais do que o dobro das vítimas de Santa Catarina em 2008, que na época uniu o país e seus veículos de comunicação. Inclusive, na época, a Cruz Vermelha aqui do Estado do Ceará foi a primeira a iniciar campanha de arrecadação de alimentos, como bem lembrou o Gabriel do Silenzio de onde eu captei essas informações.
Para completar a catástrofe, cidades inteiras estão ilhadas, sem acesso às capitais e pessoas correm risco de morte por não poder se deslocar para hospitais no litoral. Colheitas estão perdidas, rebanhos mortos e várias indústrias estão comprometidas, ocasionando em um prejuízo econômico ainda incalculado. - por Eightbits em artigos às 8:55
Estados como Santa Catarina e o Rio Grande do Sul já arrecaradam doações (roupas, água e alimentos) para as vítimas das chuvas no Ceará. Segundo o escritório da Cruz Vermelha no Estado, o problema agora é fazer com o que foi arrecadado chegue até as vítimas.

Patrícia Albano, representante da entidade em Fortaleza, informou ao L.D. que está em contato com a Infraero na tentava de viabilizar o transporte aéreo. Segundo ela, durante a enchente de Santa Cataria, a Cruz Vermelha do Ceará foi a primeira a enviar mantimento para os desabrigados. Agora, os catarinenses esperam ajudar da mesma forma, mas sem o transporte, isso não pode ser feito de forma rápida.
Patrícia explica ainda que a ajuda que está chegando dos cearenses não é suficiente para as vítimas, por isso a preocupação dela em conseguir parcerias com empresas e voluntários. A Igreja Betesda cedeu um galpão para que essas doações sejam alojadas no local.
Esperando mais uma participação em massa da blogosfera brasileira, o L.D. faz um apelo: se você tem um blog, um site, uma lista de e-mail, participa de alguma rede social, ajude na divulgação desta informação. É fundamental que as empresas de transporte ajudem. É preciso sensibilizar também as companhias áreas e empresas de táxi aéreo para que emprestem helicópteros

Tanto a Cruz Vermelha em Fortaleza quanto a Defesa Civil do Ceará informam que não existe nenhuma conta bancária aberta para depósito de dinheiro. Este aviso é importante para aqueles eventuais golpes na internet para enganar as pessoas. As duas entidades reforçam que as doações de água potável, alimentos e roupas.
Segundo a Defesa Civil do Ceará, em todo o Estado há mais de 15 mil pessoas desabrigadas e 24 mil desalojadas. Nove pessoas morreram e 134 estão feridas. Pelo menos 23 municípios já decretaram, estado de emergência e 42 registram algum tipo de problema.
Os interessados em ajudar com transporte e doações podem entrar em contato com a Cruz Vermelha, os telefones são: (85) 3472.3535 ou 8821.8616. A Defesa Civil do Ceará atende pelo telefone: (85) 3101.2211.
Foto acima é de Jaguaruana

Nenhum comentário: