2 de dezembro de 2010

Fundos de Investimentos (07) ― Lula quer os 92,5% dos royalties do Pré-Sal.

 Câmara aprova nova regra de distribuição de royalties do petróleo.  

Projeto de Lei 5940/09, que estabelece uma nova regra de distribuição dos royalties do petróleo entre todos os Estados e municípios. 
  • Contrariou o parecer do relator Antonio Palocci (PT-SP). Quanto à proposta incluída pelo Senado de que a União compense as perdas, Palocci afirmou que isso esvaziará o Fundo Social. "como se fosse um dígno fundo...
— O deputado Humberto Souto (PPS-MG), "a manutenção das novas regras de divisão dos royalties prova que a riqueza do petróleo é nacional e não pode ficar com poucos, diante da péssima distribuição de renda no Brasil".  
  • "a Câmara não poderia manter a distribuição atual, em que 92,5% dos royalties destinam-se à União e a esses dois Estados Rio de Janeiro e Espírito Santo". 
 — O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que o Rio de Janeiro precisa ser mais respeitado.
  •  “O Rio não é o Brasil todo, mas é o maior produtor de petróleo do País”, ressaltou.
  •  “o nobre deputado se esqueceu que o RJ não vive e come petróleo; mas, em cada cabeça a sua sentença.
― Outra mudança feita na Casa e excluída pelo Senado é a que determinava, às petrolíferas, a inclusão do gás queimado nas plataformas e do petróleo perdido  (em vazamentos, por exemplo) no volume total para efeitos de cálculo dos royalties?...

clik aquí Cristovam Buarque propõe que royalties do petróleo sejam aplicados em educação e pesquisa científica - 10/4 


Não tenho a menor dúvida que o Presidente Lula vetará o projeto. Lula quer manipular os 92,5% dos royalties em seu poder pensando nos fundos financeiros  e adicionar miséria ao “ pobre Fundo Social” NADA SERÁ FEITO para beneficiar  o povo necessitado; - como sempre, serão valores insuficientes para cubrir o déficit social, que os governantes deixaram de cumprir em benefício à sociedade brasileira.  Pergunto Sr.Lula... porque os lucros sempre seguem para os fundos financeiros... com destino aos poucos monarcas existentes no mundo?.

Nenhum comentário: