11 de novembro de 2010

Nordeste - Prefeituras e desvio de verbas

CearáApós realizar a Operação Rapina no Maranhão onde prendeu prefeitos e empresários envolvidos em fraudes, a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União agora alvejam uma nova ação no Ceará. A Operação Gárgula II é continuidade das operações Gárgula, deflagrada em dezembro de 2008, e Província, deflagrada em março de 2010. Essas investigações constataram o envolvimento de empresas e escritórios em esquemas de desvio de verbas públicas federais e estaduais repassadas a Prefeituras do Estado do Ceará. As principais irregularidades dizem respeito a fraudes em licitações, obras inacabadas, serviços pagos e não executados, sobre-preço e superfaturamento. Os policias efeturam ainda 20 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, abrangendo residências de investigados, empresas e 11 Prefeituras Municipais (Maracanaú, Itaitinga, Aracati, Fortim, Cariús, Senador Pompeu, Quixeramobim, Quixeré, Miraíma, Beberibe e Pacujá).

A cidade de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) é uma das que receberam as equipes da Polícia Federal, com mandados de busca e apreensão, os policiais fazeram a operação na sede da Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças. A prefeitura já emitiu nota à Imprensa explicando que Maracanaú recebeu a Polícia Federal com tranquilidade, apesar de desconhecer os motivos que levaram a essa operação. O prefeito Roberto Pessoa deu ordens que fossem disponibilizados todos os arquivos e informações, pois a “administração não tem nada a esconder ou a temer.” - Os investigados poderão responder por desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
O ex-prefeito de Maracanaú  médico Dionísio Broxado Lapa Filho está entre as seis pessoas presas, na manhã desta quarta-feira, 10, em operação de combate à prática de aborto. A ação, batizada de Operação Exterminador do Futuro, foi deflagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual e resultou no fechamento de pelo menos duas clínicas. - Informações preliminares dão conta de que as investigações foram iniciadas em abril deste ano por promotores do MPE. Nesta manhã, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Maracanaú, onde foram apreendidos prontuários, computadores e material cirúrgico. - Fonte: O Povo

PiauíÉ o que diz a matéria do Diário do Povo: O Ministério Público Estadual investiga caso de dinheiro público  no interior do Piauí. Segundo informações de autoridades municipais, há um esquema operando em diversas cidades envolvendo empresa privada e prefeituras. Uma empresa estaria emitindo notas frias para receber dinheiro das prefeituras como pagamento do serviço de coleta de lixo.

Bahia, fraude em licitações e desvios de verbas de merendas escolares, compra de medicamentos e obras com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação “Carcará da Bahia”, para desarticular uma organização criminosa que vinha praticando crimes contra a Administração Pública Federal em pelo menos 21 municípios baianos; Itatim, Cafarnaum, Utinga, Lençóis, Aratuípe, Ibicoara, Brejões, Cândido Sales, Santa Terezinha, Iraquara, Bonito, Lamarão, Santo Estevão, Elísio Medrado, Mulungu do Morro, Souto Soares, Castro Alves, Palmeiras, Cravolândia, Lafaiete Coutinho e Sapeaçu.

Depoimento do respeitado  Geofísico bahiano Ruy Bruno Bacelar de Oliveira:
Vivemos na terceira maior cidade do interior da Bahia. Aqui falta tudo exceto a banalização do mal. Não há indústrias, exceto a da religião, a água é precária, o saneamento idem e não temos ainda boas universidades e escolas.

É a cidade no mundo onde se paga o maior número de impostos. Além dos impostos públicos, pagamos Aforamento e Laudêmio à Igreja Católica. Isto é você compra a terra para construir sua casa em mãos da Igreja. E este pagamento é eterno. Quem compra sua casa também paga à Igreja e, assim sucessivamente. Na verdade a Igreja tem um patrimônio imobiliário de mais de trinta mil terrenos. Uma grande parte da população paga o dizimo às Igrejas protestantes que se espalham por toda a cidade. Toda a cultura e vida espiritual se resumem em dois personagens: Deus e Satã. A fé substitui a ciência. As igrejas estão lotadas de jovens que, com uma bíblia na mão, já encontraram a solução de todos os problemas.

Estamos vivendo um período muito perigoso. A luta já não é de classes. A luta é contra SATÃ. É a guerra santa. A arma é a bíblia e as mensagens são os cantos religiosos ecoando em todos os quadrantes. Os pastores autoritários obrigam o crente ao dizimo e fidelidade a um Deus que enriquece as pessoas da noite para o dia e aniquila os inimigos ou qualquer um que se coloca contra este estado de coisas. Os movimentos de massas destas populações evangélicas e outras são de natureza fascista. (Ruy Bruno Bacelar de Oliveira)

Nenhum comentário: